Dia 07 de Julho de 2013
Largada: 10h, Auto Posto Engenho Celeste.
Categorias:
Carros;Graduado, Especial e Rally.
Valor Inscrições:
Carros; R$80,00 reais.
Zequinha; R$25,00 reais.
Os participantes do rally terão direito a um almoço(QUEIMA DO ALHO) já incluso na inscrição.
Para um amigo que for querer ir na queima do alho o valor é de 15,00 reais cada.
OBS; bebidas não inclusas.
REGULAMENTO DO RALLY DO BATATA
INTRODUÇÃO
A prova consiste em um Rally de Regularidade para CARROS. Rally de Regularidade
consiste em percorrer um determinado caminho demarcado pela planilha o mais
próximo possível da média imposta na planilha para este trecho de carro, os
trechos podem ser; de velocidade onde tem de se cumprir a média imposta na
planilha; de deslocamento onde é determinado um tempo suficiente para se
cumprir um trecho em que não é necessário o cumprimento de velocidade média
para chegar no fim do trecho, geralmente para travessias de cidades ou vilas
habitadas; e trechos neutros que é um tempo para descanso ou cumprimento de
tarefas esse trecho começa e termina no mesmo local. São vários trechos ao
decorrer da prova e aleatoriamente existirão os pcs (postos de controle) que
marcarão o tempo (hh:mm:sss) em que o participante passou pelo ponto onde foi
determinado pela organização, posteriormente esse tempo será comparado em
computador para verificação da exatidão da passagem e serão penalizados em um
ponto por décimos de segundo adiantado ou atrasado. Vence a prova quem obtiver
o menor número de pontos adquiridos no fim da prova.
1 - MODALIDADE
Prova automotiva de regularidade absoluta em roteiro desconhecido cumprindo o
C.N.T. a realizar-se de acordo com regulamento que segue.
2 - ROTEIRO
Definido em planilha com trajeto por estradas secundárias, trilhas, caminhos e
eventuais deslocamentos em vias asfaltadas, portanto sujeito à fiscalização por
parte da lei, não cabendo nenhum tipo de responsabilidade da organização no que
se refere à documentação do veículo e do piloto e eventuais resgates no
percurso.
3 - PLANILHA
Será dois modelos de planilha, confeccionadas em formato ½ página A4, com
entrega no local da largada. Cada concorrente receberá uma planilha contendo o
roteiro, velocidades e distâncias a serem seguidas, esta planilha será entregue
10 minutos antes da largada. É de
responsabilidade dos participantes a conferência quanto à categoria, ao número
de folhas e a legibilidade da planilha, antes da largada. Constará também na
planilha a localização dos neutralizados, postos de abastecimentos e
deslocamentos. A simbologia da planilha deverá ser simples e clara, procurando
mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro. Os símbolos utilizarão
o código tulipa, já padronizado para este tipo de prova. No símbolo usado, a
"bolinha" (que indica o sentido da prova de onde o concorrente vem)
deverá estar sempre na posição inferior do quadro. A seta indica o sentido da prova
para onde o concorrente deve seguir. O sentido do desenho será sempre de baixo
para cima. Os ângulos da simbologia deverão apresentar, com a melhor fidelidade
possível, os ângulos dos caminhos, encruzilhadas e bifurcações. Na coluna da
direita, poderão constar observações, chamando a atenção para locais perigosos
(cava, barranco, pedra, etc.), ou quaisquer informações adicionais quando
surgir dúvidas referente a qual caminho seguir, por exemplo: quando a prova
atravessar plantações, canaviais etc.
Nas planilhas
constarão ainda:
– Médias Horárias em Km/h.
– Distâncias em Km, com duas casas decimais sendo não exatas e com três casas decimais sendo estas exatas.
– Tempos em minutos para deslocamentos e neutralizados.
– Desenhos estilizados como definição de referência (quando necessários),
– Observações quanto ao tipo de trecho, recomendações de atenção e avisos quando ao trato da propriedade alheia, respeito com a população local e a Natureza.
– Indicações de nível de perigo no trajeto com as respectivas proteções.
# = Atenção no Roteiro ( Perigo Mínimo )
# # = Mais Atenção Perigo ( Médio )
# # # = Muito Perigoso ( Risco de Acidente )
4 – DESENVOLVIMENTO DA PROVA
4,1 – Será constituída por trechos de Velocidade Média, Deslocamentos e Neutralizados.
– Médias Horárias em Km/h.
– Distâncias em Km, com duas casas decimais sendo não exatas e com três casas decimais sendo estas exatas.
– Tempos em minutos para deslocamentos e neutralizados.
– Desenhos estilizados como definição de referência (quando necessários),
– Observações quanto ao tipo de trecho, recomendações de atenção e avisos quando ao trato da propriedade alheia, respeito com a população local e a Natureza.
– Indicações de nível de perigo no trajeto com as respectivas proteções.
# = Atenção no Roteiro ( Perigo Mínimo )
# # = Mais Atenção Perigo ( Médio )
# # # = Muito Perigoso ( Risco de Acidente )
4 – DESENVOLVIMENTO DA PROVA
4,1 – Será constituída por trechos de Velocidade Média, Deslocamentos e Neutralizados.
4,2 – A
ordem de largada será definida por ordem de inscrição, a ordem de largada será
carro graduado, especial e rally; haverá um relógio com horário oficial e uma
lista de largada com a relação de todos competidores que devem apresentar-se,
no local pré-estabelecido pela organização, para a largada automática onde
ocasionalmente haverá um Pc de passagem.
4,3 - O
intervalo de largada e a média a ser seguida será definido no dia da entrega do
material podendo ser de 30 em 30 segundos ou de minuto em minuto, havendo um
espaço maior entre uma categoria e outra a critério da organização.
4,4 - As planilhas serão entregues conforme item 3.
4,5 – Os
finais dos trechos serão exatos com três casas decimais (em metros) sendo assim
também uma aferição. A mudança de trecho poderá ser sem referência física
exata, ou seja, o trecho poderá mudar pela quilometragem, tal mudança deve-se
ao fato de que os canaviais estão cada vez mais tomando conta de nossa região e
necessita de mudanças de velocidade com mais freqüência por questão de
segurança.
4,6 - Ao longo do roteiro, em locais não divulgados serão posicionados os Postos de Controle, PCs.
4,7 – Haverá proteção de 100 (Cem) metros antes de todo início de deslocamento e antes de ingressar ou cruzar rodovias em que não haverá Pc de tempo;
- NÃO haverá Pc de tempo:
° durante 100 metros, a partir da referência, quando na planilha haver a indicação “P – 1”;
° durante 200 metros quando a indicação for “P – 2”;
° durante 300 metros se “P – 3” e assim por diante;
° e também 50 metros antes de cada indicação na referência.
4,8 –
Toda aferição apresentada com três casas decimais é tomada como ponto exato o
seu início, ex: ponte, início do piso da ponte, quando não identificado toma-se
como base o início do corrimão, casa, início da casa, porteira, inicio da
porteira (sempre tomando como base ela fechada), e assim por diante. As
referências apresentadas com duas casas decimais podem estar até vinte metros
após sua indicação e todas as referências, salvo indicação em contrário,
estarão ao lado direito da estrada em relação ao percurso da prova, exceto as
hipóteses em que as mesmas estiverem situadas sob ou sobre o percurso (pontes, mata-burros,
arcos, trilhos, etc.). Caso ocorram duas referências idênticas em menos de
vinte metros valerá a primeira, salvo quando houver indicação contrária.
4,9 – A
trilha segue uma regra para condução quando não há referência na planilha que é
a seguinte: siga sempre em frente, pela principal e mantenha-se à direita.
4,10 –
Havendo divergência entre o texto da referência e o desenho, prevalecerá a
indicação do desenho, não cabendo recursos se o desenho estiver certo, caso
confirme o erro (no desenho) os pcs dos próximos 5 minutos de prova deverão ser
cancelados.
4,11 – A planilha apresenta duas médias e dois
tempos sendo que os tempos “A” e médias da parte de cima das referências são
para “tempo seco” e os tempos “B” e médias da parte de baixo das referências
são para “tempo de chuva” que serão definidos no ato da entrega do material
podendo inclusive diferenciar as categorias, uma vez estabelecido qual média se
deve seguir ela não será mais alterada até o fim da prova.
4,13 - O
início de um trecho sempre coincide com o final do trecho anterior.
5 - POSTOS DE CONTROLE
5,1 - PC
de Roteiro (humano): Confirma a passagem e sentido correto do veículo em
relação ao trajeto previamente estabelecido na planilha, o sentido correto é
tomado como base 20 metros antes do pc para verificação do sentido da prova,
pode estar posicionado em qualquer ponto do trajeto da prova.
5,2 – PC
de Tempo (GPS): Além de poder ter a função de roteiro, anota o Horário Real de
passagem de cada veículo estará posicionado nos trechos de média imposta. A
organização manterá em local visível antes da largada um relógio aferido para
consulta de todas as equipes inscritas na prova.
5,3 – PC
de Vistoria (humano): Fiscalizará o uso de equipamentos de segurança, porte de
bebidas alcoólicas e ou tóxicos, equipamentos que distinguem as categorias e
outros itens previstos neste regulamento, pode estar posicionado em qualquer
ponto do trajeto da prova.
5,4 – PC de Penalização (humano): Confirma o
trajeto correto no sentido da prova, caso o competidor não passe pelo PC ele
será penalizado automaticamente com 100 pontos.
5,5 – Os Pcs serão fechados 15 min. após o horário ideal de passagem do último veículo da prova.
5,6 – Os dados serão colhidos através de (2) aparelhos GPS instalados em cada veículo.
5,7 – Todo PC atuará como fiscal de prova.
5,8 – A autoridade dos Pcs é inquestionável.
6 – CONTAGEM DE PONTOS
6,1 – Para cada décimo de segundo de ATRASO, 1 ponto.
6,2 – Para cada décimo de segundo de ADIANTAMENTO, 1 ponto.
6,3 – Acima de 1 minutos e 30 segundos de atraso/adiantamento em cada PC, 900 pontos.
6,4 – Não passar por PC, 900 pontos.
6,1 – Para cada décimo de segundo de ATRASO, 1 ponto.
6,2 – Para cada décimo de segundo de ADIANTAMENTO, 1 ponto.
6,3 – Acima de 1 minutos e 30 segundos de atraso/adiantamento em cada PC, 900 pontos.
6,4 – Não passar por PC, 900 pontos.
6,5 –Será
descartado 5% (arredondado até ,5 e acima de ,5) dos PCs com maior pontuação
perdida, desde que: sejam por atraso até 200 pontos.
6,6 – Não existe uma tolerância de segundo adiantado ou atrasado.
6,7
- O competidor tem até o máximo de 15 minutos após o horário ideal de chegada
para devolver o equipamento de GPS para a organização apurar o resultado sob
pena de desclassificação e cobrança do valor do depósito de garantia dos
aparelhos (R$ 500,00).
7 – PENALIZAÇÕES FACULTATIVAS
7,1 – Desrespeitar o C.N.T., desclassificação.
7,2 –
Falta de equipamento de segurança obrigatório, apreensão no local e após
resolver o problema, liberação.
7,3 – Tumultuar trabalho ou
desrespeitar Pcs, 100 pontos.
7,4 – Não fechar porteiras se previsto na planilha, 300 pontos.
7,5 – Manobras desleais, desclassificação.
7,6 – Romper cercas, trafegar sobre plantações, desrespeitar propriedade alheia, desclassificação.
7,7 – Chegar no Pc por caminho errado, marca o horário e penaliza em 100 pontos.
7,4 – Não fechar porteiras se previsto na planilha, 300 pontos.
7,5 – Manobras desleais, desclassificação.
7,6 – Romper cercas, trafegar sobre plantações, desrespeitar propriedade alheia, desclassificação.
7,7 – Chegar no Pc por caminho errado, marca o horário e penaliza em 100 pontos.
7,8 –
Trafegar na trilha da prova após entrega das planilhas até 10 minutos antes do
seu horário ideal de largada, atitude antiesportiva desclassificação.
7,9 – Parar o veículo,
propositalmente, no campo de visão do Pc, se for de vistoria pode até
desclassificar.
7,10 – Jogar lixo nas estradas, 300 pontos.
7,11 – Equipamento de navegação em divergência com a categoria inscrita, desclassificação.
7,10 – Jogar lixo nas estradas, 300 pontos.
7,11 – Equipamento de navegação em divergência com a categoria inscrita, desclassificação.
7,12 –
Remover os aparelhos GPS do veiculo, antes do final da prova, atitude anti-esportiva,
desclassificação.
7,13 – Não colar os adesivos dos patrocinadores oficiais durante todo o evento, desclassificação.
8 – VISTORIA
8,1 – Os
veículos deverão estar em perfeitas condições de manutenção, principalmente
freios, parte de direção e sistema elétrico.
8,2 – Todos os veículos inscritos devem manter os
adesivos promocionais oficiais da prova durante todo o percurso sob pena de
desclassificação.
8,3 –
Todos os integrantes das equipes devem assinar a ficha de inscrição sob pena de
não validade da mesma.
9 –
CATEGORIAS
Os participantes serão divididos, de acordo com os equipamentos ligados ao
veículo, nas categorias como segue:
9,1 – Graduado= Uso obrigatório de equipamento de navegação integrada tipo Compass Navegador Mega, Totem Colosso / Evo.
9, 2 – Especial = Permitido o uso
de odômetro digital aferível corrigível sem navegação programável,
9,3 –
Rally = Permitido o uso de odômetro original do veículo, NÃO É PERMITIDO O USO
DE QUALQUER EQUIPAMENTO ODÔDOMETRO TIPO “cataye” de bicicleta com navegação de
no mínimo de 10 em 10 metros. É PERMITIDO O USO DE EQUIPAMENTO “RALLY-NAV” OU
SIMILAR.
10 – ALTERAÇÃO DO ROTEIRO
No caso de algum imprevisto como o surgimento de nova estrada, ponte ou arvore
caída, cerca, erosões, enchentes, etc. que impossibilite a passagem ou provoque
alguma alteração no roteiro, corre por conta dos participantes procurarem o
meio que conduzam o mais breve possível ao roteiro original. Seus tempos ideais
permanecerão inalterados.
11 – CLASSIFICAÇÃO / RESULTADOS
Receberão troféus as equipes que obtiverem os menores números de pontos em cada
categoria, já considerados as possíveis penalizações e descartes, do 1º ao 3º
colocado em todas 3 categorias. A Organização após o término da prova em local
previamente divulgado apresentará o RESULTADO PRELIMINAR PC por PC para
conferência dos participantes e contestação de possíveis erros. Os recursos
serão aceitos por escrito, até o prazo de 10 minutos após a divulgação do
RESULTADO PRELIMINAR, perante o pagamento da taxa de DUAS vezes o valor da
inscrição, que será devolvida ao participante se o recurso for julgado
procedente. Quando houver cancelamento de PC, deverá anteriormente a divulgação
dos resultados e a premiação ser divulgado aos competidores os dados e motivos
deste cancelamento.
Poderá ser cancelado até o máximo
de 20% de Pcs válidos na categoria no caso de algum participante não ter seu
tempo registrado pelo GPS pelo fato de perda de sinal.
No caso de comprovação de perda
de sinal dos aparelhos GPS do competidor em mais de 20% dos Pcs válidos em que
ele não tenha resultado a organização terá a obrigação de devolver o valor
cobrado na inscrição.
Enquanto os recursos não forem
julgados, não serão entregues os prêmios, nem oficializado o resultado.
12 – EMPATES
Havendo empate no resultado final prevalecerá a equipe que obtiver: o menor
descarte, em seguida o maior número de Pcs zerados, continuando, o maior número
de Pcs com 1 ponto (+/-), continuando, o maior número de Pcs com 2 pontos (+/-)
e assim por diante, continuando o empate valera a melhor passagem pelo último
Pc, continuando ao penúltimo Pc e assim por diante, continuando em todos Pcs,
ambos serão declarados na mesma classificação.
13 – AUTORIDADES DA PROVA
A autoridade máxima da prova é o comissário da federação representada, seguido
pelo Diretor de Prova DAVID RAHD e ou MARCELO DIRCEU MAGALHÃES e diretores de
Cronometragem e Pcs.
14 – CASOS OMISSOS
Os casos omissos nesse regulamento deverão ser resolvidos pela COMISSÃO
JULGADORA.
A
COMISSÃO JULGADORA será composta por dois pilotos, dois navegadores nomeados
entre os participantes, e um membro da comissão técnica (qualquer pessoa
envolvida com a organização).
15 – RESPONSABILIDADES
O sistema de apuração será por GPS, sendo o diretor de apuração também uma
autoridade da prova. OS COMPETIDORES DA PROVA PARTICIPAM POR CONTA E RISCOS
PRÓPRIOS, ISENTAM DE RESPONSABILIDADE OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO, ENTIDADES
PROMOTORAS, ORGANIZADORAS E PATROCINADORES DE EVENTUAIS ACIDENTES E
CONSEQÜENCIAS QUE POR VENTURA VENHAM A OCORRER DURANTE A PROVA, SENDO OS
ENVOLVIDOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELOS DANOS CAUSADOS A TERCEIROS,
PROPRIEDADES DE TERCEIROS E À NATUREZA. DECLARAM AINDA, NESTE ATO, DE LIVRE E
ESPONTÂNEA VONTADE, QUE AUTORIZAM, EXPRESSAMENTE O DIREITO À UTILIZAÇÃO E
VEICULAÇÃO DO SOM DE SUA VOZ E A SUA IMAGEM PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO,
INCLUSIVE NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, E OUTRAS, QUE VENHAM A SER REALIZADAS,
UMA VEZ QUE VISAM APENAS A DIVULGAÇÃO DO EVENTO, SEM NENHUMA INTENÇÃO DE CAUSAR
PREJUÍZOS OU OFENSA À IMAGEM. ACOMPANHE AS ATUALIZAÇÕES PELO BLOG www.cervejarianosrally.blogspot.com
ou e-mail cervejarianos@hotmail.com .
QUALQUER
ITEM DESTE REGULAMENTO PODERÁ SER ALTERADO PELA ORGANIZAÇÃO MEDIANTE AVISO
EXPLÍCITO.
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